quinta-feira, 5 de agosto de 2010


Adoniran Barbosa: um cronista para a História






A frase pronunciada por Vinicius de Morais ao seu amigo Johnny Alf que "São Paulo era o tumulo do samba", numa noite em que este tocava num bar paulistano. Deve ser revista, pois tanto o Estado quanto a cidade, viram nascer um dos mais importantes e expressivos, sambistas-cronistas da musica popular brasileira. João Rubinato nasceu em Valinhos, filho de imigrantes italianos, desde cedo conheceu a realidade dura mas também cheia de alegria do mundo do trabalho. caso você leitor, não esteja conseguindo ligar o nome a pessoa, estamos falando do inesquecivel Adoniram Barbosa, nome artístico utilizado por João Rubinato que ficou conhecido e imortalizado como Adoniram, ou como os mais chegados também chamavam charutinho.

Com uma habilidade que poucos tinham, Adoniram com sua linguagem simples refletia o modo de falar e as expressões usadas pelo povo. Realizava como poucos um brilhante trabalho de crônica social e de costumes da cidade de São Paulo, num momento extremamente importante, o da transformação de uma cidade que guardava um certo tom provinciano para o de sua constituição como a maior metrópole brasileira. Através de músicas como Saudosa Maloca, Iracema e trem das onze, para citar alguns dos seus mais importantes sucessos, Adoniram conseguia falar de tipos sociais, questões que faziam parte do cotidiano e preservar a memória daquela cidade que ia se transformando e perdendo aquele brilho onde a malandragem era uma coisa inocente, e o subúrbio tinha uma vida calma e gostosa.

Neste ano em que comemoramos o centenário deste brilhante poeta, sua obra musical deve ser mais ainda divulgada, principalmente, junto aos jovens não apenas de São Paulo, mas de todo o Brasil. As suas músicas são elemenmtos importantes não só da nossa cultura, mas servem também como documentos históricos, e enquanto tal, devem ser utilizados pelos nossos professores de História.

Então colegas de profissão(professores, pesquisadores), para além de olharmos o centenário de Adoniram enquanto um evento, meramente celebrativo, vamos abrir espaço para pensar as contribuições que este importante sambista-cronista, pode nos fornecer para que atarvés das suas composições possamos penetrar um pouco mais nas tranformações ocorridas na paulicéia desvariada, representadas nas suas letras e que elas possam tornar-se ferramentas importantes/inprescindíveis, não somente, no processo de conhecimento da História de São Paulo e das suas mudanças urbanas e socias, mas sobretudo, no desenvolvimento de estratégias de ensino-apredizagem para os nossos alunos.


Prof.Augusto Acioly