segunda-feira, 21 de julho de 2008

Programa da disciplina

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE - AESA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE - CESA
CURSO DE HISTÓRIA

Disciplina:Pré-História
C. Horária:60
Créditos:04
Período:2010.2
Prof.Ms. Augusto César Acioly

EMENTA:

Conceito de Pré-História. O homem: origens, estágios evolutivos, dados paleantropológicos. Técnicas arqueológicas: investigação, prospecção, preservação, datação do C-14. Sobrevivência do homem primitivo: coleta, pesca, sedentarização, agricultura e domesticação de animais. Instrumentos: técnicas, material empregado. Arte, magia, religião. Prelúdio da urbanização: navegação, transporte, tração animal, indústria e comércio. Urbanização: Egito, Mesopotâmia, Vale do Indo. A Idade dos metais. Pré-História brasileira: origens do homem americano, grupos pré-ceramistas, grupos ceramistas. Pré-História da América.

OBJETIVOS

1. Proporcionar discussões acerca do desenvolvimento da Pré-História;
2. Refletir sobre os aspectos: social, político, econômico e cultural, desenvolvidos pelos grupos humanos existentes;
3. Auxiliar o aluno para melhores compreensões sobre o tema, assim como trabalhar de forma mais compreensiva os conteúdos indicados.


CONTEÚDOS:

1. Como se escreve a Pré-História: o registro dos arquivos da terra.
1. Como se lê o livro da Terra: arqueologia e as principais técnicas de investigação.
2. O homem: origens, estágio evolutivos e dados paleoantropológicos.
3. Cotidiano e sobrevivência do homem primitivo.
4. As principais teorias de povoamento da América e Brasil.
5. A antiguidade do homem no Nordeste do Brasil.
6. Áreas arqueológicas no Nordeste do Brasil


METODOLOGIA/RECURSOS DIDÁTICOS

Aulas expositivas, pesquisas, seminários, leituras e discussões de textos, vídeos, estudos dirigidos em sala de aula.

AVALIAÇÃO

O processo avaliativo na presente disciplina é realizado de forma continua, baseando-se em atividades propostas como discussões promovidas e mediadas pelo professor na sala de aula durante a explanação do assunto. Além desta estratégia, a solicitação de exercícios e trabalhos escritos, leitura dirigida dos textos, apresentação de seminários e prova discursiva farão parte do processo avaliativo na disciplina de Pré-História.





BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHILDE, V. Gordon. Para uma recuperação do passado. São Paulo: Sifel, s/d.

______. A evolução cultural do homem. Rio de Janeiro: Guanabara-koogan, 1981.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Pré-história do Brasil. São Paulo: Ed. Contexto, 2002.(Col. Repensando a História)

LEROI-GOUARHAN, André. Os caçadores da Pré-história. Lisbo: edições 70, 1995.

LIMA, Celso Piedemonte. Evolução Humana. São Paulo: Ática, 1999.

MARTIN, Gabriela. Pré-História no nordeste brasileiro. Recife: Editora Universitária da UFPE, 19997.