terça-feira, 7 de julho de 2009

A Profª Drª Linda Lewin da Universidade da California-Berkeley realiza pesquisas sobre Antônio Silvino.

Desde a semana passada a Professora Doutora da Universidade da California, Linda Lewin encontra na cidade de Afogados da Ingazeira, desenvolvendo pesquisas para a finalização de um livro que contará um pouco mais da trajetória de Antônio Silvino, um dos mais conhecidos e temidos cangaçeiros do Nordeste. Segundo informações da própria professora, a importância de Silvino para a História do Cangaço é inegável, uma vez que foi ele, quase um dos inventores desta prática social. A professora tem visitado os arquivos da paróquia desta cidade, além da visita a cartórios em busca de registros que mostrem um pouco dos passos da família Morais no municipio e na região. Com relação a isso ela tem consultado membros da Familia Morais para que a partir das memórias de familias, e através das Histórias contada pelas pessoas consultadas, seja possível cruzar informações em outras fontes pesquisadas como, por exemplo, os relatorios dos delegados de policia da região já analisados pela historiadora.
Ontem pela manhã (06/07) a professora concedeu uma entrevista na Rádio Pajeú onde mais uma vez demostrou o seu intenso conhecimento não somente sobre o personagem central das suas pesquisas, Antônio Silvino, mas sobretudo da realidade socio-cultural do Brasil nos fins do século XIX e inicio do XX, período de emergência do cangaço. A entrevista concedida pela professora Linda, ontem mesmo já surtiu efeitos pois duas pessoas entraram em contato com a Rádio Pajeú dizendo ter parentesco com Antônio Silvino e terem tido parentes que integraram o seu bando.
A pesquisa desenvolvida pela professora Linda de forma geral torna-se importante pois lançará novos olhares sobre esta temática, e ajudará a uma maior valorização da nossa história local.
Prof. Augusto César Acioly (Doutorando em História UFPE)
Departamento de História FAFOPAI